terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ride

Boa noite senhores.


O dia hoje foi tenso, mas deu pra fazer a audição do novo som do dia. Na verdade mesmo, hoje, completei a audição, que na verdade comecei ontem. Como o Vini fez o post ontem eu tive mais tempo pra apreciar o som dessa banda que eu até então nunca tinha ouvido falar, e que, na verdade, ainda também não ouvi. Perguntei ao Vini se ele conhecia, ele também teve a mesma resposta que eu. Mas, enrolações e prelúdios a parte, vamos ao que interessa: a análise em si. A banda se chama "Ride" e esta na seção de clichês rotulados do musicsharing4all como "Alternative Rock".





Eu baixei dois álbuns da banda para degustação; o primeiro foi "Going Blank Again", de 1992 e em seguida "Tarantula", de 1996. Na audição de primeiro eu juro que o efeito que se deu sobre mim foi de sonolência. Arranjos emaranhados e uma saltitante necessidade de "mostrar serviço", floreando cada segundo de música. Algumas faixas são faroestecaboclamente grandes, carregando um tom massante e morno. Muita distorção, agudos, melodias arrastadas; pouca qualidade, de fato. Quando parti para a audição so segundo álbum, naturalmente dei o play já com o pé atrás e munido de muito senso crítico daquele modelo mais dispensável de todos. Mas, como levo muito a sério o meu serviço de utilidade pública, eu tinha de ouvir o álbum até o final para dar o meu veredito. Grande surpresa na audição desse álbum, deveras diferente do primeiro. Fica clara e explícita a maturidade musical que os anos trouxeram aos rapazes dessa banda. O álbum é sortido de faixas com um Hard Rock de final de anos 70 com um leve quê folkiano, trazendo ainda ótimas baladas - destaque para "Mary Anne" e "Sunshine/Nowhere to Run", que tem um trabalho de percurssão bem feito, um riff introdutório agradável (que se você prestar bem atenção lembra "Ode to My Family" do Cranberries) e uma montagem de acordes condizente com o clima da música. Fica a dica pra quem quer um bom som pra por de manhã enquanto toma café ou ainda andar de bicicleta ao fim da tarde. Na minha reles avaliação vale escutar os dois álbuns, até para ter um contraponto de avaliação; contudo, o álbum "Tarantula" sai muito na frente do "Going Blank Again". Aliás, o nome do álbum de 1992 é bem sugestivo ao que você deve fazer depois de escutá-lo. Aquele abraço a todos; até a próxima!

3 comentários:

  1. sempre esqueço de colocar marcadores ¬¬

    ResponderExcluir
  2. eu juro que se tivesse paciência com a minha internet baixaria um album pra ouvir também , mas minha internet é lenta e por isso não tenho muita paciência HSDUHSDUS mas eu vou ouvir alguma música depois nem que seja pelo youtube HDSUHSD :*

    ResponderExcluir