quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Big Japan - Music For Dummies

Bom dia senhores.


Nem começou o horário comercial e eu já estou aqui para prestar meu serviço diário de utilidade pública. Dessa vez trarei pra vocês meu comentário crítico acerca de uma banda que me foi indicada pelo meu amigo e aluno Rodrigo Cupertino, ainda na noite de ontem, quando o perguntei se ele tinha alguma sugestão de banda para mim. A degustação de hoje será da banda "Big Japan". Ou talvez o termo "aperitivo" se encaixe melhor dado o tamanho do álbum que foi apreciado.







O pequeno "Music for Dummies", de apenas 8 faixas parece pra mim uma grande apostila de módulos básicos de instrumentos básicos em uma banda. Os arranjos são bem simples, as montagens de acordes óbvias, o baixo marcado, bateria em "rock1" e "rock 2". O quê? Você tá achando que isso é ruim? Esse álbum é coisa linda de Deus e leva o selo de garantia Vouficarodiainteirodebobdeitadonosofatomandoleitequenteescutandoboamúsica Entreprises Corporation. Ele é composto basicamente por baladinhas 2/4, curtas e objetivas (à excessão de "Life Saver", que tem 6:06) que transmitem sua mensagem sem malemolência e chegam sucinta e rapidamente aonde devem chegar. À minha visão o álbum não tem grandes pretenções do tipo das que fazem você refletir sobre uma abrangente prerrogativa, ou se questionar sobre a atual situação do planeta, ou ter vontade de ir às ruas gritar por "diretas já" (err...um pouco desatualizado, mas enfim..). Fica claro pra mim a proposta do álbum: divertir e ponto. Em quaisquer que sejam os domínios de "divertir"; isso quem define é você. Talvez também "distrair" seria uma boa aplicação para o mesmo.





Dada a simplicidade das construções, não se fazem necessárias muitas delongas acerca da estrutura musical das canções; elas estão aí, você as escuta, as entende e é isso aí. Sem chorumelas. Destaque para "Enchantment Under The Sea", uma valsinha super aconchegamente, digna das cenas mais melosas de qualquer filme do tipo "Meu Primeiro Amor". Um bom som para escutar quando você não tiver nada pra fazer e estiver despretenciosamente curtindo um dia de folga. Aquele abraço hein!

2 comentários:

  1. Osw...Seu blog tá mara! Parabéns, todo dia ma banda diferente, com histórias e críticas diferentes...amei! Tudo de bom e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Big Japan rules! Escutem. Mas é basicamente isso ai mesmo "distração".

    ResponderExcluir