quarta-feira, 11 de novembro de 2009

The Replacements - Let It Be.




Sim, a banda é antiga. Sim, o álbum é antigo. E sim, eu só descobri os caras agora e me sinto quase culpado por conta disso.
Replacements foi uma banda iniciada em 79 e que teve origens na cena punk e hardcore dessa época, e ao ouvir o Let It Be (não tem nada a ver com Beatles, diga-se de passagem) verá que essa fonte tem a sua participação, porém também verá que após álbuns e LPs lançados, a banda alcançou um nicho músical próprio com músicas que passam por piadas sujas até baladas poderosas, tornando-o um dos mais expressivos álbuns da década de 80. Sejamos francos, guitarristas do R.E.M. não se prezam a tocar juntos com qualquer banda, mas Peter Buck colaborou - muito bem, por sinal - nos solos de guitarra da faixa de abertura do LIB, 'I Will Dare'. Outras músicas que me chamaram a atenção foram 'Tommy Gets His Tonsils Out', 'Androgynous', 'Sixteen Blues' e, a música que eu literalmente não consigo parar de ouvir, 'Unsatisfied' (quem assistiu Adventureland provavelmente reconhecerá a música, que faz parte da trilha do filme).
Se me pedirem para comparar Replacements a algo (coisa que praticamente nunca rende bons frutos), eu diria que se aproxima de Minutemen, ou Superchunk, ou talvez Dinosaur Jr., mas como já disse, a partir de certo ponto os caras tomam um rumo próprio, difícil de ser classificado junto com outras bandas de forma eficaz. E não só o Let It Be deve ser pontuado quando falamos de Replacements, 'Hootenanny' e 'Tim' também devem ser ouvidos com carinho por bons ouvidos.
Um último comentário não muito pertinente: eu realmente odeio e não tenho a manha de colocar imagens nessa parada, então fiquem feliz com apenas uma por post (ao menos na maioria deles).
Abraço, beijo, aperto de mão e até sei lá quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário