Indicada pelo grande Jonas, Silversun Pickups é uma banda estadunidense que faz um som meio dream pop, chegando até algumas beiradas do shoegaze e do post-punk. Surgiram em 2003, com um EP chamado Pikul e em 2006 lançaram Carnavas, álbum que colocou os caras no cenário musical internacional, dando oportunidades para abrir shows de bandas de calibre, como Wolfmother e Foo Fighters. 2009 foi o ano que Swoon saiu do estúdio e 2010 foi quando chegou ao meu disco rígido.
Devo dizer que talvez o Carnavas seja melhor que o Swoon em certos aspectos, mas como o segundo me conquistou mais, resolvi aborda-lo nessa primeira oportunidade. Smashing Pumpkins é um claro motivo de comparação aqui, mesmo com os integrantes da banda os citando nas listas de influências, em Swoon você consegue perceber sutis lembranças de SP em praticamente todas as músicas. O pincipal single, 'Panic Switch' foi a primeira música que ouvi e me convenceu a dar uma oportunidade para a banda - não me arrependi -, a guitarra é ótima, a bateria é ótima, o vocal é ótimo e o baixo me pegou de jeito. 'There's No Secret This Year', a faixa de abertura faz bem o serviço de colocar os ouvintes no clima certo, 'The Royal We' é rápida e eficiente, assim como a maioria delas. 'Draining' é um intermédio, uma música mais tranquila praticamente no meio do álbum, que acalma os ânimos, mas sem desanima-los, sendo que 'Sort Of' já começa a aquece-los logo após. 'Panic Switch' e 'Catch And Release' estão inclusas não só nesse, mas também no 'MTV Unplugged', coletânia que com certeza absoluta merece ser ouvida (talvez mais do que o próprio Swoon, motivo do post).
Não considero Silversun Pickups a descoberta do ano e nem algo que vá revolucionar o meu ou o seu gosto musical, mas sim uma banda que merece alguns minutos de sua atenção. Com apenas dois álbuns e um acústico (fora os EPs e essas coisas de praxe) - todos de uma qualidade e um trabalho bem feito, quase únicos -, uma bela lista de influências e ótimas críticas, é o que índico sem sombra de duvidas nesse dia 14 de janeiro de 2012.
Um abraço e até a próxima.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário