Owen Pallett é um canadense que toca violino - muitíssimo bem, btw - e foi o responsável pelas orquestrações de vários álbuns ótimos, incluindo os dois do Arcade Fire e o novo do Mika. Ele também conduziu a orquestra que toca no debut do Last Shadow Puppets. E ainda tem tempo pra lançar seus próprios álbuns. Heartland é o mais novo deles, desse ano, e o primeiro lançado sob seu real nome (os outros dois, Has A Good Home de 2005 e He Poos Clouds de 2006, saíram como ‘Final Fantasy’ - nome que ele teve que abandonar por causa de direitos autorais e coisas do tipo).
Heartland é um álbum sublime que restaura sua fé na música (caso ela tenha sido perdida) ou a reforça (se ela nunca se foi). Como disse, ele toca violino - e é o violino que é a base central de suas composições, desde o debut, o que faz músicas lindas e, no mínimo, interessantes de ouvir. Em Heartland, Owen parece que não tem medo de arriscar. Ele usa vários elementos eletrônicos, orquestras inteiras e mais bateria do que seus dois outros álbuns juntos. O resultado não é um álbum pra se ouvir, pela primeira vez, enquanto faz qualquer outra coisa. Ele merece ser ouvido sozinho e, de preferência, em fones de ouvido pra poder prestar atenção em cada um dos mínimos detalhes de cada música.
Vale a pena dizer também que, apesar de suas composições grandiosas, na maioria de suas apresentações ao vivo o Owen está completamente solo. É só ele com o violino e um loop pedal. E às vezes as músicas acabam ficando até mais poderosas do que as versões em estúdio.
(e o fato de que os (meus) últimos posts foram sobre artistas canadenses foi só uma coincidência mesmo, nada pessoal.)
Faixas que merecem destaque: “Midnight Directives”, “Lewis Takes Action”, “Lewis Takes Off His Shirt”, “E Is For Estranged”, “Tryst with Mephistopheles”.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário