Em contraste com o post de ontem, um indie pop bem leve, suave e ‘made in Sweden’. Li Lykke Timotej Zachrisson (ou simplesmente ‘Lykke Li’, seu nome artístico) é uma cantora nascida em Estocolmo, Suécia, que lançou seu primeiro álbum, Youth Novels, em 2008. O álbum, produzido por Björn Yttling da banda Peter Bjorn and John, mistura indie, pop e eletronica com perfeição. Mas é com certeza o pop que fala mais alto. Já vi pessoas dizendo que ela é a ‘Björk sueca’, mas isso seria reduzir demais tanto o trabalho da própria Björk quanto o da Li. Sem pensar em ‘melhor ou pior’, as músicas da Li são definitivamente bem mais ‘acessíveis’ que as da Björk.
Com uma produção impecável, Youth Novels foi com certeza um dos melhores álbuns lançados em 2008. Músicas que vão desde um pop bem descontraído até algo um pouco mais próximo do ‘dark’, mas sempre são incrívelmente agradáveis de se ouvir. A voz de Li merece destaque - é bastante versátil. Pode ser delicada, suave, forte e determinada. Em alguns momentos, tudo isso ao mesmo tempo. O uso de ‘espaço’ nos vocais e instrumentos também ajuda a tornar tudo muito mais impressionante.
É um dos melhores debuts ‘solo’ da década. Não há muito mais o que dizer sem ser repetitivo.
Em 2009, ela compôs uma música (“Possibility”) para a trilha sonora de Lua Nova, e acredito que isso foi algo ótimo para ajudar a divulgar seu trabalho. Li já fez participações em músicas de artistas como Röyksopp, Kings of Leon e talvez a mais notável seja na faixa “Gifted”, da dupla N.A.S.A., junto com Santigold e Kanye West (eu não sou muito fã do tipo de música que o N.A.S.A. faz, mas essa vale a pena ser escutada).
Ela também anunciou, atráves de seu MySpace, que está trabalhando em seu próximo álbum mas que, infelizmente, ainda vai demorar um pouco pra ficar pronto.
Faixas que merecem destaque: “Dance, Dance, Dance”, “I'm Good, I'm Gone”, “Complaint Department”, “Little Bit”, “Breaking It Up”, “Let It Fall”.
sábado, 30 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário