segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Biffy Clyro - Only Revolutions

Como disse no post sobre o Marmaduke Duke, Biffly Clyro é uma banda da Escócia. Kilmarnock, pra ser mais específico. Only Revolutions, de 2009, é o quinto álbum da carreira do trio e o primeiro lançado desde seu ‘breakthrough’, Puzzle, de 2007. É fácil entender por que Puzzle foi o álbum que lançou o Biffy, as músicas dele são um rock alternativo bem mais ‘acessível’ e as melodias são mais simples - foi um álbum ótimo, dava até pra compará-los com Foo Fighters. Naturalmente, depois de um álbum desses as expectativas para o próximo lançamento aumentam. E, infelizmente, Only Revolutions não as atingiu.

Apesar da capa magnífica, Only Revolutions tem um som muito mais ‘frio’ e distante do que qualquer outra coisa que eles lançaram antes. Claro que há exceções e músicas que são muito boas, como a incrível “Mountains” que já tinha sido lançada como single em 2008 - o que, provavelmente, contribuiu ainda mais para as expectativas de que o próximo lançamento fosse também incrível. O produtor do álbum é o mesmo que fez o Puzzle, Garth Richardson - que também já trabalhou com bandas como L7, Red Hot Chili Peppers, Kittie e Rage Against The Machine. Até Josh Homme, do Queens of the Stone Age, tem uma participação tocando guitarra na faixa “Bubbles”. Only Revolutions tinha tudo pra ser um álbum ótimo, mas na maioria das faixas há a sensação de que tem algo faltando.

O Biffy Clyro já tinha abandonado seu som quase-pesado-quase-experimental dos três primeiros álbuns no Puzzle, então não dá pra dizer que é isso que está faltando aqui.

Only Revolutions está longe de ser um álbum ruim. É simplesmente um álbum que atinge seu melhor na segunda música e desde então não te surpreende mais. E um disco com doze faixas, ou seja, é bastante tempo para ficar ‘indiferente’.


Faixas que merecem destaque: “The Captain”, “That Golden Rule”, “Mountains”.

Um comentário:

  1. sinceramente discordo , conheço os passados trabalhos de biff clyro e digo que este provavelmente é o melhor cd, até agora lançado, a sua avaliação é feita com base num estilo musical e não pela qualidade de som e das letras presentes neste trabalho.
    Temos temas como "Many of Horror", "God and Satan" , "Bubbles" que esses sim dão o nome ao cd, mountains parte como mais uma faixa musical no projecto. O cd está a ter alguma procura pela faixa "god and satan" , popularizada em canais como vh1 e mtv music.

    A minha critica ao seu trabalho rege-se no facto de possuir conhecimento mas ter falta de imparcialidade a nivel de estilos, o que quer dizer que , como avaliador de bandas rock, e afins estilos associados tudo bem , nota mais, agora como avaliador de projectos diferentes mais alternativos , acho que está muito aquém do expectável .

    ResponderExcluir