quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix.


Phoenix é uma banda francesa de synth pop, ou seja, uma banda com um rock alternativo que também faz uso de sintedizadores para conseguir aquele sonzinho diferente que muita gente gosta, e nesse caso, inclusive eu. Mas se você quiser também pode joga-la no famigerado indie rock, apesar d'eu considerar essa tag um tanto quanto suspeita. Os caras estão na estrada desde 1995, apesar do nome Phoenix ter surgido oficialmente em 1996. Frutos do final dos anos 90, apesar do som um tanto quanto diferente do geral tocado nesse período, fazem jus a década - digo isso pessoalmente, por gostar desses anos -, mas foi apenas em 2009 que eles realmente saíram do submundo, com Wolfgang Amadeus Phoenix.


O álbum é bonito, divertido e harmônico. Confesso que as músicas as vezes passam aquela sensação de 'já ouvi isso antes', não como algo copiado, mas sim aquilo de realmente já te ouvido aquela música anteriormente, em algum trecho de comercial ou algo do tipo, tipo aquele comercial da Lacoste com a música da Feist. Posso dizer que as duas primeiras faixas do álbum - Lisztomania e 1901 - são tão divertidas que você corre o risco de cair na tentação de mander o play nelas e esquecer o resto, coisa que não deve ser feita; a instrumental Love Like A Sunset I, seguida pela II são uma boa ponte entre algo que parece dividir o álbum, e o que vem logo após vale a pena a espera. Considero Lasso uma das melhores músicas entre as dez, não desmerecendo suas companheiras, o modo como ela 'sobe e desce' é contagiante. Rome, Big Sun, Girlfriend e Armistice também cumprem seu papel, compondo este ótimo CD.
Eu não sou exatamente o maior dos fãs dessa ramificação musical, mas sem sombra de dúvida indico Wolfgang Amadeus Phoenix (belo trocadilho, por sinal) aos leitores do Uma Banda Por Dia, e acredito ter sido uma boa colocação para uma tentiva de coloca-lo de volta na ativa.
Um abraço a todos e feliz 2010, antes que eu me esqueça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário