quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lou Barlow - Emoh

1984, Lou Barlow e J Mascis formaram o Dinosaur Jr., com Lou no baixo e Mascis na guitarra/voz. Em 1988, depois de lançado o terceiro álbum, Bug, Barlow saiu da banda. E então começou a se focar mais no Sebadoh, que até aí era um projeto paralelo. Alguns álbuns depois, Barlow começou uma outra banda, The Folk Implosion, mas sem acabar com o Sebadoh (que lançou o último álbum em 1999 e ficou anos em ‘pausa’, fizeram uma reunião em 2007 e até hoje não acabaram oficialmente). Resumindo, Lou Barlow é praticamente um workaholic. Mas nunca tinha lançado nada solo com seu próprio nome até 2005, quando saiu Emoh.

Em sua carreira solo, Barlow faz um som acústico que é quase folk - mostrando um lado que não tinha sido muito explorado em suas bandas passadas. Usando violão como base ao mesmo tempo em que há instrumentos elétricos e alguns (poucos) elementos mais eletrônicos, é um álbum consistente. Com 14 faixas muito bem feitas, Emoh é muito mais do que ‘um Sebadoh tocado no violão’.

A voz do Lou merece comentários tanto quanto o resto dos instrumentos. O que aconteceu é que provavelmente sua voz nunca teve tanto destaque assim em meio às guitarras distorcidas do Sebadoh, mas seja lá o que foi; ela está muito mais forte e marcante do que em qualquer outro momento de sua carreira.

(sobre o nome do disco; a palavra “emoh” significa ‘relutante’ em indonésio e também é ‘home’ ao contrário.)


Também em 2005, Barlow voltou para o Dinosaur Jr. juntamente com Murph (o baterista, que tinha saído da banda em 1993), e desde então já lançaram dois novos discos incríveis com a formação original do Dinosaur Jr., Beyond (2007) e Farm (2009).


Faixas que merecem destaque: “Round-N-Round”, “Home”, “Mary”, “Holding Back The Year”, “Caterpillar Girl”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário