sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

The 6ths - Wasps' Nests

Quando se trata de indie pop anos 90, ninguém fez melhor do que Stephin Merritt com o Magnetic Fields. Mas aqui vou falar de um outro projeto do Merritt, The 6hts. O primeiro álbum lançado sob esse nome foi Wasps' Nests em 1995 (os nomes da banda e do álbum são trava-línguas, btw) que, musicalmente, não é tão diferente do que o Magnetic Fields já vinha fazendo nessa época. O que torna The 6hts único são os vocalistas. Cada uma das quinze músicas que compõem o álbum tem um cantor diferente.

Entre os vários nomes convidados podemos destacar Lou Barlow (Sebadoh), Mac McCaughan (Superchunk), Georgia Hubley (Yo La Tengo), Dean Wareham (Galaxie 500) e até mesmo o próprio Stephin Merritt. E o resultado é realmente incrível; as músicas são leves e do tipo ouvir-milhares-de-vezes-sem-cansar que só Merritt (que escreveu todo o álbum) é capaz de fazer. Se ele tivesse gravado vocais para todas as músicas de Wasps' Nests, poderia muito bem ter sido um dos melhores trabalhos carreira do Magnetic Fields - mas provavelmente são as diferentes vozes contribuem para ser um álbum impressionante, cada faixa é única. E é certamente uma das melhores coisas que o Merritt já fez em sua carreira, e provavelmente o melhor álbum ‘esquecido’ dos anos 90.

(Stephin Merritt)

Em 1999, The 6ths lançou um segundo álbum chamado Hyacinths and Thistles (outro trava-língua) com o mesmo formato - cada música com um vocalista diferente e tudo mais. E, sinceramente, é um álbum bom mas não chega aos pés do Wasps' Nests.


Faixas que merecem destaque: “Aging Spinsters”, “In the City in the Rain”, “Puerto Rico Way”, “Winter in July”, “You Can't Break A Broken Heart”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário