terça-feira, 2 de março de 2010

Vampire Weekend - Contra

Vampire Weekend é um quarteto nova-iorquino que lançou seu primeiro álbum, Vampire Weekend, em 2008. E, sinceramente, seu debut não me impressionou muito. Ele possui, sim, momentos ótimos - como “M79” e “I Stand Corrected” - mas com certeza as melhores coisas vindas de Vampire Weekend foram os clipes dos singles. Quando eles lançaram o primeiro single de Contra, “Cousins”, a música não me agradou nem um pouco e em decorrência disso, nem me animei em ir atrás de seu segundo álbum, que saiu em janeiro de 2010. Só que quando o vídeo de “Giving Up The Gun” saiu, além do clipe genial, a música era uma das melhores que eu ouvi esse ano. Fiquei muito feliz quando descobri que “Cousins” é, na verdade, a pior música do álbum.

Contra, assim como Vampire Weekend, foi produzido pelo guitarrista/tecladista da banda, Rostam Batmanglij, e seu som não é tão diferente do debut, mas tudo aqui é muito mais bem elaborado e, antes de tudo, organizado. O resultado é um álbum com guitarras menos afobadas e teclados mais marcantes, com toques eletrônicos que também elevaram a qualidade das músicas. Mas, naturalmente, Contra não é um álbum perfeito e eles dão algumas ‘escorregadas’ - como em “Cousins” e “California English”.

Vampire Weekend está e sempre esteve longe de ser uma banda punk, mas a influência de The Clash, principalmente do álbum Sandinista! (1980) é bastante clara - e isso combinado com as batidas e vocais inspirados em música africana, que já vinham desde Vampire Weekend, cria um som bastante peculiar (tem até um sample de “Hussel”, da M.I.A., na faixa “Diplomat's Son”).

No geral, Contra foi uma das surpresas mais agradáveis que eu tive esse ano e me arrependi muito de ter esperado tanto tempo para ouví-lo. É um álbum bastante recomendado.

No geral, Contra foi uma das surpresas mais agradáveis que eu tive esse ano e me arrependi muito de ter esperado tanto tempo para ouví-lo. É um álbum bastante recomendado.


Faixas: “Giving Up The Gun”, “Horchata”, “Diplomat's Son”, “Holiday”, “I Think Ur A Contra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário